#NOVASAFRA

#DESBRAVADORES 

#REPLAY #FULLALBUM

  • revistaamplificamais

O SAMBA COMO RAÍZ DOS RITMOS POPULARES BRASILEIROS


Hoje, dia 02 de dezembro, se comemora o dia nacional do samba, ritmo difundido desde a década de ’20, que, para além da música, representa um movimento social em que a expressão de povos afrodescendentes ascendeu mostrando a real face do Brasil.


Tendo o nome trazido do ritmo religioso angolano “semba”, o samba foi o primeiro estilo musical genuinamente brasileiro, que originou dos antigos batuques associados a elementos ritualísticos através da percussão e dos movimentos do corpo, assim, sendo atrelado ao caráter coletivo!


Antes de seu reconhecimento mundial, é importante ressaltar que o ritmo somente resistiu em razão das mulheres negras que acolheram o gênero em seus quintais durante o período em que as manifestações culturais públicas eram símbolo de vadiagem, portanto, sofrendo diversas formas de repressões.


O samba, então, que passou a aderir em sua síntese os versos e a melodia, foi se transformando até ser afirmado como gênero musical popular que dominava os subúrbios e morros antes de contagiar o mundo!


A data de hoje é comemorada em homenagem ao dia em que Ary Barroso, grande nome do samba nacional e responsável por levar o ritmo a outros países, visitou a Bahia pela primeira vez, razão esta que a data, mesmo que não sendo oficial, passou a ser assim lembrada, e posteriormente, a ser nacionalmente reconhecida.


Um símbolo da cultura brasileira, que traz consigo o legado da cultura africana no país, o samba ao longo de seus anos se fragmentou em muitas vertentes que ainda seguem levando em seu centro a voz popular brasileira a uma representação musical!


Viva o samba!

3 visualizações0 comentário