#NOVASAFRA

#DESBRAVADORES 

#REPLAY #FULLALBUM

  • revistaamplificamais

MU.ITA - O MERGULHO PARA A ATMOSFERA DO NEGO DITO


Abriram hoje as entradas para a exposição Afro Brasileiro Puro, um acervo que mergulha na vida de Itamar Assumpção (1949 - 2003), em um formato inovador de museu virtual que reúne documentos, imagens, vídeos, figurinos, objetos, revelando assim a potência artística de Itamar, sendo novas maneiras de narrar seus caminhos.


O museu, que seria lançado no dia 20 de novembro, após uma live de abertura por Anelis Assumpção, ficou em silêncio por 24 horas em resposta ao brutal assassinato de João Alberto, negro morto por seguranças do Carrefour um dia antes do Dia da Consciência Negra.


Conteúdo que transborda, não cabe nas mãos e na boca, sobra, sacia o futuro, nos direciona para o eterno, assim o MU.ITA nos dá a sensação de completude que Itamar Assumpção representa dentro da arte, que irradiou o humano para o redor.


É sinal para quem quer enxergar, onça preta que no mato caça pelos sensoriais alertas, Itamar marcou a música nacional e impulsiona a veia de tudo que toca, como é acompanhado quem perto dele esteve.


Além disso, o biográfico acervo imerge nos caminhos de sua filha Serena, onde experiências sensoriais nos aproximam do terreno que esta alimentou e frutificou.


Os íntimos registros tem o cuidado de integrar o público para sua vivência, presta respeito pelo yorubá, e projeta para um futuro incerto de como a obra do músico se prolonga no tempo, entre o agora e o ancestral.


De uma coisa é certa, Itamar é atemporal e se faz presente para quem se encoraje a adentrar em seus caminhos pelos ramos da pretitude.


Obrigado Itamar, memória preta!


Vamos ao museu?

Acesse em itamarassumpcao.com


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo