top of page

#NOVASAFRA

#DESBRAVADORES 

#REPLAY #FULLALBUM

revistaamplificamais

Fragmentos Fela


No dia de 15/10 se celebra o dia de nascimento do multi-instrumentista Fela Kuti, músico nigeriano que incubou o afrobeat e que surge como influência nas sonoridades africanas e afro-diaspóricas.

Fela Kuti proporcionou um movimento de afrocentrismo ao trazer para o centro de sua obra todo o pensamento africano e questões sociais como o racismo, sendo um pensador falando na música e que atravessou fronteiras, tornando-se referência da sonoridade ao redor do mundo, que até hoje se encontra arraigada em diferentes musicalidades e expressões culturais!


O afrobeat foi disseminado na década de ‘70, e é o gênero musical que em suas terrenas batidas de tambor mistura a música iorubá e outros ritmos africanos com as influências do funk americano e o jazz. 


Ainda que o ritmo tenha se popularizado na década de ‘80, ele continua a influenciar a sonoridade de artistas afrodescendentes, servindo como um guarda-chuva para a presente geração, sendo resgate da ancestralidade africana em diversos estilos e gêneros musicais!

O Fela Day, dia para homenagear o legado de Fela Kuti, foi sediado pela primeira vez no Rio de Janeiro no ano de 2009, e a banda formada para o evento teve vida própria resultando na Abayomy, o que desencadeou todo um movimento de afrobeat no país, sendo este o gênero africano mais difundido no Brasil dentro da música afro-contemporânea!

Em homenagem a esse grande artista, a Amplifica Music nessa semana terá uma agenda voltada para o afrobeat e as suas expressões dentro de uma necessária africanização dentro da música como cenário de resistência negra


Commentaires


bottom of page