#NOVASAFRA

#DESBRAVADORES 

#REPLAY #FULLALBUM

  • revistaamplificamais

O INÍCIO DE UM MOVIMENTO CULTURAL SEGUE QUEBRANDO PRECONCEITOS


No dia 11 de novembro é comemorado o dia mundial do Hip Hop, estilo que permanece sendo o instrumento que traz a voz para a manifestação popular e é a expressão de toda uma cultura que por meio do som encontrou uma forma de trazer à tona o cenário social e político vivenciado, sendo um movimento imbatível até os dias atuais!

O nascimento do gênero se dá em um contexto sociopolítico delicado de excessiva violência e alta criminalidade no Bronx, subúrbio de Nova York, bairro que concentrava comunidades de origem africana, caribenha e latina.



Com isso, os jovens tinham apenas as ruas como forma possível de lazer, lugar onde conseguiam se expressar por meio da música, da dança e da pintura, manifestando e contestando a realidade em que viviam.

Assim, o Hip Hop nasceu em 1973 pelas mãos do Dj Kool Herc, que para inovar seus sets, decidiu tocar apenas o instrumental e breaks das músicas de funk e soul da época, e após isso, os MC’s começaram a acrescentar rimas às batidas, transformando o ritmo em uma grande potência que impactou desde a música, até a dança, a arte e a moda, surgindo como uma cultura popular inovadora.


No Brasil, o movimento cultural se iniciou em São Paulo por volta de 1986, quando os jovens passaram a se inteirar do ritmo que já pulsava por Nova York, e assim, os primeiros responsáveis por disseminar o estilo foram os dançarinos de break, que reuniam grupos da periferia, tendo como um dos primeiros precursores Nelson Triunfo. Dessa forma, surgiram inúmeros nomes como Rappin Hood, Thaíde, Racionais MC, Dina Di, Cris SNJ, MC Jack, entre muitos outros que contribuíram para a ascensão do ritmo na década de ‘90.


O Hip Hop mexeu com a autoestima do jovem negro que vivia nas periferias e que buscava um meio de se integrar na juventude de sua época, encontrando sua identidade cultural dentro de uma sociedade minada de preconceitos, e o estilo segue com sua voz ativa, sendo instrumento a reforçar a cultura popular das populações negras!



Vida longa ao Hip Hop!

NOSSOS CONTATOS

BRAZIL         +55 11 97508-2464

                   +55 11 94259-4245

                   +55 11 95328-5572   

LISBOA:    +351 926 616 909

ASIA:           +66  6 3190-0160

EUROPA:     +32  483-408450