#NOVASAFRA

#DESBRAVADORES 

#REPLAY #FULLALBUM

  • revistaamplificamais

MILTON NASCIMENTO PERMANECE COMO UM NOME DAS PERSONALIDADES NEGRAS DO BRASIL


Se tornaram cotidianas as infelizes manifestações do diretor da Fundação Palmares, ao depreciar ícones da cultura negra brasileira e por retirar da lista de personalidades negras inúmeros nomes marcantes. E em sua última portaria, que passa a valer em 1 de dezembro, um dos artistas a serem retirados será o de Milton Nascimento, ícone que elevou a música popular brasileira a outro patamar.


Como reverência ao trabalho de uma vida toda desse artista mineiro, vamos falar do grandioso Clube da Esquina, disco de 1972 que marcou nossas histórias com suas canções únicas!


A idealização do disco se deu com Milton, neste momento já reconhecido compositor e intérprete de quatro LPs, que inicia o projeto, junto de seus amigos, para darem voz e expressão a uma obra coletiva, contando com canções compostas por Milton, os irmãos Márcio e Lô, Fernando Brant e Ronaldo Bastos. Já em sua fase de gravação em estúdio, vários instrumentistas passaram a integrar os ensaios, muitos deles integrantes da banda Som Imaginário para completar a escalação, em que a identidade sonora atribuída ao grupo só pode ser vista através do ponto de vista do coletivo.


Quando de seu lançamento, o cenário não era favorável para novos experimentalismos, a partir da visão de que o país vivia sob ditadura militar e a censura da ordem social e política era uma constante que atingia todos. Além disso, os movimentos que antecederam o álbum, como a bossa nova, o tropicalismo, a MPB e a jovem guarda não encontravam mais espaço para suas forças originais já que seus protagonistas passaram a explorar novos caminhos, ainda que em parte de forma compulsória. Neste contexto emerge Clube da Esquina como inovação, cujas composições e arranjos percorrem a cultura mineira e gêneros tradicionais que influenciavam a música brasileira, evidenciando o intercâmbio entre os estilos.


Clube da Esquina é um disco que possui excelência em sua consistência e que proporciona uma atmosfera que habita a celebração da amizade e juventude, assim como a "aspereza do momento" que se mostra inflamada também nesse momento histórico.

NOSSOS CONTATOS

BRAZIL         +55 11 97508-2464

                   +55 11 94259-4245

                    +55 11 95328-5572   

LISBOA:    +351 926 616 909

ASIA:        +66   6 3190-0160

EUROPA:   +32    483-408450