top of page
2.1 - HORIZONTAL - photo credit - by Daryan Dornelles.jpg

BRUNO CAPINAN

ESTILO: MPB/Jazz

TRIPULAÇÃO: 4 integrantes

DISPONIBILIDADE: Ao longo de todo 2024

TERRITÓRIO: Worldwide

Direto do seu exílio, o cantor e compositor radicado no Canadá
ressignifica ritmos brasileiros e emerge como talento neotropical

“Uma voz acrobática, sensual, tão angelical quanto profana” é a definição do jornal britânico The Guardian para o canto de Bruno Capinan. O artista baiano radicado no Canadá lançou seu sexto álbum de estúdio “Tara Rara” em Maio de 2022, com apresentações no Canadá, Cabo Verde e em Portugal.

 

Bruno Capinan ressignifica samba, tropicalismo, bossa, funk num trabalho diversificado e nada óbvio.  

Com 12 anos de carreira e 6 álbuns lançados, o artista serve sua geléia geral em álbum que junta 3 gerações e promove a liberdade de expressão e recebe sua terceira indicação para o prêmio APCA com "Tara Rara".

 

Um certo je ne sais quoi que remete a Caravaggio, luz e sombras, espiritualidade e mundanismo, uma poderosa e visível força, complexa, política, temporal, engajado e, ao mesmo tempo, livre. Descrever o trabalho de Bruno Capinan é uma tarefa prazerosa, especialmente quando seus ouvidos estão presos à voz do artista, a sua musicalidade genuinamente gostosa.

Originalíssimo de Salvador, o artista, que há 20 anos vive no Canadá, remete à pura essência baiana. Aliás, no caso de Capinan cabe a máxima, ele saiu da Bahia, mas a Bahia não saiu dele. Ainda bem!

 

Aclamado como neo tropicalista (why not?), Bruno Capinan lançou em 2022 seu sexto trabalho, Tara Rara. Com 11 faixas, o álbum 100% autoral vem sendo muito bem recebido pela crítica e pelo público. É fácil entender a razão. Sonoridade dançante, escancaradamente debruçada em suas raízes, mas com uma pegada contemporânea, uma a uma, as composições entregam arranjos sofisticados, percussão de primeira (leia-se, brasileiríssima) e, claro, “a voz”.

 

Dono de uma voz doce, o cantor consegue ao mesmo tempo ser afrontoso, provocativo e, acima de tudo, extremamente atual. Seu novo álbum aborda temas como religião, amor, luta do povo negro e a força gay enquanto passeia com muito bom gosto por ritmos tupiniquins como mpb, funk, bossa nova e samba.

 

A faixa de abertura, 'Ode ao Povo Brasileiro', traz uma série de referências ao país e tem o mérito de despertar um sentimento por vezes escasso nos tempos de hoje: o orgulho de ter nascido no Brasil. Também há espaço para falar sobre a saudade da terra natal em Bahia Brasil, justificável pelo fato do artista estar hoje radicado em Toronto, Canadá. Vale a pena também mencionar a qualidade dos arranjos das músicas Meu Preto e Do Mais Secreto Desejo, assim como da produção musical do álbum, que conta com participações de peso, como a de Bem Gil comandando os violões.  O álbum  "Tara Rara" foi indicado  ao prestigiado prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

 

Bruno Capinan tem outros trabalhos que valem a pena serem conhecidos, como os álbuns Leão Alado Sem Juba (2020) e Real (2019), ambos indicados ao prestigiado prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) também .

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page