PRETA FERREIRA
SÃO PAULO / AMPLIFICA RECORDS
Cantora e compositor independente, Preta Ferreira é conhecida pelo seu discurso contundente e questionador - características essas que herdou de uma cultura nordestina regional popular e a cultura urbana do hip-hop.
Em suas raízes - Brasil (S.P) - o hip-hop emanou o efeito colateral dos bairro perigosos para se andar à luz do dia: onde faltavam políticas sociais e sobrava violência, tráfico de drogas, gangues de rua.
Muitas analises sobre o hip-hop são feitas a partir de que ele é a voz da periferia ou a crônica social dos excluídos, o que não deixa de ser realmente um fator marcante e definidor da cultura, principalmente ao chegar nas periferias do Brasil e da América Latina.
Para entender a música da Preta é importante dar luz também a essas explicações, pois ele representa, em um ambiente e ritmo festivo de descontração, o depoimento de uma cultura coletiva.
Preta Ferreira é Integrante da geração de cantoras negras que estão produzindo musica com ativismo de front . Preta tem novidade e circula com novo show que cumpre com sua proposta de Quebrar Tabu com frescor e criatividade. De " Minha Carne " single que apresenta seu trabalho com maestria no ativismo negro é notório sua capacidade de conectar e ela evidencia que ela é uma das melhores artistas que surgiu recentemente na música negra brasileira. O Hip Hop, a Black Music Br sempre foi terreno fértil para a expressão de questões sociais.
Preta Ferreira ocupa esse espaço com veemência: enfrenta os temas do presente, usando a canção como reflexão, e se destaca por um repertório original, singular e sintonizado, criado e pensado em um tempo de grandes disputas e transformações.